Power2Drive AWARD 2023: Finalistas apresentam suas soluções inteligentes de mobilidade

Comunicado de imprensa – Quinta-feira, 11 de maio de 2023

Munique/Pforzheim, 11 de maio de 2023 – A transição da mobilidade é um marco em nosso caminho em direção a uma nova realidade energética. A extensa distribuição de eletricidade em postos de carregamento é tão importante quanto as fontes renováveis para geração de energia. Quanto mais avançada for a infraestrutura de carregamento, mais rápida será a transição para a eletromobilidade. O prêmio Power2Drive AWARD foi criado para prestar reconhecimento e premiar empresas com conceitos que contribuam para um futuro neutro em carbono. O júri selecionou as soluções mais inovadoras que disponibilizam ao público a mobilidade sem emissão de gases. A premiação ocorrerá em 13 de junho, a véspera do evento The smarter E Europe com suas quatro feiras simultâneas: Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe, a realizar-se de 14 a 16 de junho no Messe München.

O Power2Drive AWARD homenageia tecnologias e modelos de negócios que ajudem a tornar mais sustentável nossa mobilidade – tanto agora quanto no futuro. Isso inclui produtos e serviços para as áreas de eletromobilidade e infraestrutura de carregamento, soluções de carregamento bidirecional, serviços de mobilidade e soluções de informática. Uma forte tendência no setor é a otimização de postos de carregamento usando energia fotovoltaica combinada com alimentadores AC monofásicos e trifásicos, e vários fabricantes oferecem novos produtos desse tipo. O escopo vem se alargando com soluções informáticas para planejamento, projeto, distribuição e agregadores de infraestrutura de carregamento. Este ano, fabricantes e visitantes também visualizam módulos solares integrados a postos de carregamento especializados em veículos elétricos leves tais como lambretas e bicicletas elétricas.

Esta é a estreia do Power2Drive AWARD: O prêmio será entregue a partir das 18h de 13 de junho na sala 1 do Centro Internacional de Congressos de Munique (ICM), juntamente com os prêmios The smarter E AWARD, Intersolar AWARD, ees AWARD e EM-Power AWARD –este último também pela primeira vez– todos sob a égide de The smarter E Europe.

Os finalistas do Power2Drive AWARD 2023

ADS-TEC Energy (Alemanha): ChargePost

Este compacto posto de carregamento ocupa menos de 2m² e consiste numa bateria de reserva com capacidade de pelo menos 200 kWh, eletrônica de potência, um sistema de refrigeração e um ou dois pontos de carregamento com uma potência combinada de 300 kW. Opcionalmente, pode-se incluir dois monitores de 75” para gerar receita adicional de anunciantes. Mesmo com cargas de rede significativamente mais baixas, o ChargePost é capaz de fornecer à bateria de reserva uma alta potência de carregamento para carros elétricos. Além disso, pode-se usar o ChargePost como acumulador num sistema fotovoltaico.

Bender (Alemanha): Controlador de carga ICC1324 para carregamento CA

O controlador de carga ICC1324 combina várias funções em apenas uma placa: uma fonte de alimentação integrada, recursos de segurança, comunicação por linha de energia, e um programa atualizável para controle de carga. O controlador de carga é compatível com interfaces secundárias por meio do Open Charge Point Protocol (OCPP) 1.5 e 1.6 (JSON e SOAP), e suporta a implementação de “plug & charge”. Pode usar Wi-Fi, tem um modem 4G e duas portas Ethernet de modo a suportar os principais protocolos de comunicação. Também inclui uma gestão dinâmica de carga, que permite carregar até 250 veículos ao mesmo tempo. O design compacto do ICC1324 permite que uma operadora semiprivada ou privada de postos de carregamento use produtos de ponta sem ter que desenvolver um controlador próprio.

Hive Power (Suíça): FLEXO Smart Charge

Administradoras de frotas e fabricantes de equipamentos originais (OEMs) de veículos elétricos podem usar esta plataforma de serviços de informática para comercialização bidirecional de veículos elétricos (V2G) e de carregamento inteligente. A plataforma utiliza métodos de autoaprendizagem e otimização para catalogar veículos elétricos, comercializá-los nos mercados de energia e maximizar rendimentos. Esta solução informática é oferecida como um aplicativo genérico e hospedada em nuvem. Com foco na usabilidade e no cliente, a Hive Power permite que o usuário final monitore a lucratividade de comercializar seu veículo no mercado de energia. A plataforma independe do hardware utilizado, portanto é desnecessário instalar equipamentos adicionais. Graças à comercialização otimizada, o FLEXO Smart Charge da Hive Power aumenta a margem de lucro e reduz custos operacionais de um veículo elétrico compatível com V2G.

ITK Engineering (Alemanha): Smart Charging Infrastructure Architect (SCIA)

Este serviço de informática foi idealizado com foco na eficiência e no cliente para planejar e situar a infraestrutura de postos carregamento de veículos elétricos. Sua singularidade reside na adoção de uma abordagem de baixo para cima, considerando o comportamento de mobilidade do usuário final através de uma inferência do comportamento do sistema todo a partir de uma simulação específica da rede elétrica. Com o SCIA, o usuário pode comparar diferentes opções de implantação com base em objetivos múltiplos e considerando a evolução futura. Além disso, o SCIA auxilia na análise do efeito do carregamento bidirecional na rede elétrica. As simulações e as decisões resultantes conseguem reduzir gastos inúteis com tentativa-e-erro em instalações ociosas de postos de carregamento. A simulação detalhada do carregamento aumenta a segurança e minimiza os custos.

paXos Consulting & Engineering (Alemanha): Conector de carregamento Cool-Load Megawatt (CLMW)

O novo conector patenteado de carregamento rápido com resfriamento ativo consegue transferir mais de 1 MW até um máximo de 12 MW de energia de carregamento com 99,78% de eficiência. Devido à excepcionalmente grande superfície de contato, a estrutura de anel do conector garante baixa resistência de contato e permite o resfriamento direto dos anéis de contato. O cabo é bastante flexível e pode-se inserir o plugue na tomada de carregamento sem utilizar força e em qualquer ângulo. A excelente eficiência do CLMW economiza energia e mantém baixo o custo de resfriamento, ao mesmo tempo encurtando o tempo de carregamento. Esta tecnologia é uma opção interessante para os setores de veículos comerciais, naval, de mineração e aeroespacial.

SMA Solar Technology (Alemanha): SMA eCharger

O alimentador de parede eCharger da SMA foi otimizado para carregamento com energia solar. O posto de carregamento prescinde de trilhos de suporte padrão. Além disso, ele tem uma única placa de circuito impresso incluindo componentes de comunicação e energia, com vantagens de custo, produção simples e sustentável, e um processo simplificado de calibração. Numa revisão futura, o alimentador poderá realizar carregamento bidirecional e é compatível com a interface ISO 15118 de comunicação veículo/rede e, portanto, também com “plug & charge”. Um algoritmo de autoaprendizagem ajuda a otimizar o consumo do usuário. O SMA eCharger oferecerá suporte ao Open Charge Point Protocol (OCPP) para uma conexão com interface secundária, permitindo a gestão dinâmica de carga. Pode-se adicionar novos recursos via transmissão aérea de atualização.

SolarPaint da Apollo Power (Israel): Integração perfeita de células solares Apollo em peças automotivas externas

Essas células fotovoltaicas são integráveis aos componentes de plástico fibrado no chassi de um veículo. São moldados por injeção, fabricados por processos termoplásticos ou via moldagem por transferência de resina de alta pressão (HP-RTM). As células solares são integradas ao chassi sem alterar os processos básicos de sua produção. Além disso, seu baixo peso (1,8 kg/m²) não resulta em desvantagem. A energia captada pelas células solares reduz o consumo do veículo.

Solum Photovoltaic Innovation (Espanha): Helios – Posto de carregamento solar para veículos de mobilidade individual

Helios é um posto de carregamento para bicicletas e lambretas elétricas, além de outros veículos elétricos leves. Os postos de carregamento são alimentados com energia provinda de módulos solares embutidos no solo nas proximidades do posto. Portanto, o Helios não depende de uma conexão à rede e pode ser instalado em qualquer lugar. Uma bateria integrada armazena a energia solar. Dependendo da configuração do posto de carregamento, pode-se carregar entre 6 e 16 veículos leves simultaneamente. Um sistema de segurança controlado por aplicativo protege os veículos contra roubo durante o carregamento.

Technagon (Alemanha): Postos de carregamento Technagon W40, P40, P45 e P80

Com os modelos W40, P40, P45 e P80, a Technagon introduz uma nova série de postos de carregamento AC com alimentadores de parede e de coluna de dois pontos de 22 kW cada. Os postos públicos e semiprivados de carregamento estão em conformidade com a lei de calibração. A singularidade dos postos de carregamento da Technagon reside em seu módulo de carregamento. Os sistemas padrão incluem todo componente sujeito à lei de calibração. Caso um módulo de carregamento sofra um defeito, pode-se simplesmente substituí-lo sem a necessidade de novamente registrar o posto de carregamento segundo a lei de calibração.

TWAICE Technologies (Alemanha): Análise síncrona de baterias de mobilidade

Este serviço de informática permite que o fabricante de veículos analise e controle o envelhecimento de baterias veiculares de forma confiável, contínua e rigorosa. O programa gera informações confiáveis sobre o estado de saúde das baterias durante sua operação. Ele permite a detecção precoce de defeitos, reduz a necessidade de testes complexos em laboratório e em campo, assim evitando solicitações de indenização, bem como substituições prematuras de baterias. O programa de análise é resultado de mais de seis anos de pesquisa acadêmica, inclui várias patentes e utiliza algoritmos inovadores de IA. A TWAICE garante medições com precisão de 2% para análise de estado de saúde. O programa é facilmente expandível e pode-se integrá-lo a sistemas existentes por meio de interfaces de programação de arquitetura de serviços em nuvem.

Para mais informações sobre os prêmios, visite:
www.TheSmarterE-award.com
www.intersolar-award.com
www.ees-award.com
www.powertodrive-award.com
www.em-power-award.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.