Cinco perguntas a profissionais do mundo da energia renovável – Kathlen Schneider

Entrevistas com especialistas

Kathlen Schneider

O mundo da energia renovável vem se transformando rapidamente e oferece novas oportunidades de emprego com possibilidades e desafios específicos. Nesta série, pessoas que trabalham em diferentes áreas do setor de energia respondem cinco perguntas sobre suas atividades:

1. Por que renováveis? Profissão ou vocação?

Acho que a melhor palavra é ‘sentido’. Uma profissão com um sentido. Durante muito tempo durante minha graduação, eu ficava frustrada porque não conseguia me ver trabalhando na área tradicional de engenharia civil, que foi o curso que fiz. Muitas crises existenciais me fizeram buscar atividades que fizessem sentido para mim – atividades que respeitassem a natureza e buscassem melhores condições de vida e igualdade para todos na sociedade. Foi assim que acabei trabalhando primeiro com eficiência energética e depois com energia solar. Hoje, finalmente vejo significado no que faço e me sinto feliz onde estou.

2. Como sua carreira preparou você especificamente para o trabalho que faz hoje?

A busca incansável por sentido. Agora que encontrei um sentido em meu trabalho, meu coração está em paz e todo novo desafio me entusiasma. As coisas aconteceram naturalmente e me trouxeram ao trabalho que faço agora.

3. Você se espelha em alguém? Quem e por quê?

Descobri que toda pessoa é especial. Dependendo de sua formação e experiência de vida, toda pessoa tem um jeito único de se expressar na vida. Nunca haverá duas pessoas iguais, e vejo muita beleza nisso. Toda pessoa (família, amigos, colegas, figuras públicas) que está tentando tornar este mundo melhor, seja no nível micro, seja no macro, é uma inspiração para mim.

4. Qual foi seu maior desafio profissional?

Acho que nos deparamos com novos desafios o tempo todo na área de energias renováveis. Em minha perspectiva, esse é um dos aspectos de trabalhar nessa área que me entusiasmam. Aceitar o cargo de diretora do Instituto IDEAL, ainda tão jovem na carreira e tendo uma responsabilidade tão importante, foi certamente um enorme desafio. Estou aprendendo muito nesse processo.

5. Qual foi sua maior conquista profissional?
Sinto que a maior conquista profissional que posso mencionar hoje é estar onde estou, trabalhando com um propósito maior, com sentido, com meu coração pleno e feliz.

Sobre Kathlen Schneider:

Kathlen Schneider é pesquisadora em energia solar fotovoltaica e eficiência energética. Tem experiência em dimensionamento e simulação de desempenho de sistemas fotovoltaicos integrados a edificações urbanas, simulação de eficiência energética em edifícios, e contexto regulatório de geração distribuída compartilhada com foco em cooperativas. É Bacharel e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar (Fotovoltaica-UFSC) e diretora do Instituto IDEAL. Foi mentoreada no Programa de Mentoria 2019 da Rede Global de Mulheres para a Transição Energética (GWNET). É cofundadora e coordenadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol).

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.