Hidrogênio Verde: O Elo Entre a Energia Solar e a Descarbonização de Setores Intensivos em Emissões

Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Tempo
14:00 - 15:30
Pavilhão
2º andar
Sala
Cantareira 2

Debater como a energia solar fotovoltaica pode ser integrada estrategicamente à produção de hidrogênio verde, impulsionando a descarbonização de setores intensivos em emissões como a indústria, o transporte pesado e a produção de fertilizantes. O painel abordará os diferentes modelos de negócios, casos reais e estratégias de empresas com projetos de geração de hidrogênio verde a partir da energia solar fotovoltaica, bem como as perspectivas para o uso do hidrogênio como vetor energético em aplicações industriais, logísticas e agrícolas. Serão discutidos também os aspectos regulatórios, logísticos e econômicos para a adoção de projetos em larga escala.

14:00 - 15:30Hidrogênio Verde: O Elo entre a Energia Solar e a Descarbonização de Setores Intensivos em Emissões

Rodrigo Santana

Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios

Atlas Agro

Mark McHugh

Diretor de Projetos H2 Pecém

Casa dos Ventos Energias Renováveis

Dr. Fernanda Delgado

CEO

ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde)

Ewerton Calixto

Gerente Sênior de Projetos de Hidrogênio

Voltalia Energia do Brasil

Eduardo Azevedo

Diretor de Novos Negócios

Solatio

Palestrantes
Palestrante
Mark McHugh, Casa dos Ventos Energias Renováveis

Diretor de Projetos H2 Pecém

Brasil

Mark tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso de vários projetos de energia em todo o mundo durante sua extensa carreira internacional, com a Shell International e como consultor independente de energia. Com base em um profundo conhecimento do setor de energia e uma paixão por criar mudanças positivas na transição energética, ele está orientando o desenvolvimento da Casa dos Ventos, a principal desenvolvedora brasileira de energias renováveis, e da TotalEnergies em seu projeto inovador de hidrogênio verde em escala mundial no porto de Pecém, no nordeste do Brasil. Com mais de quinze anos de experiência no Brasil, Mark tem uma compreensão da cultura, das regulamentações e das práticas comerciais locais, o que lhe dá uma vantagem única na navegação pelas complexidades do mercado brasileiro e na criação de parcerias bem-sucedidas entre as partes interessadas internacionais e locais.

Palestrante
Dr. Fernanda Delgado, ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde)

CEO

Brasil

Fernanda Delgado é CEO da ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde) e professora de Pós-Graduação na FGV e UFRJ, além de lecionar na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Doutora em Planejamento Energético, possui dois Mestrados - em Tecnologia da Informação e Finanças Internacionais. É autora de quatro livros e tem diversas publicações sobre o setor energético e Petropolítica. Atua como conselheira no Conselho de Educação da ACRJ, fundadora do programa "Sim, Elas Existem" e da iniciativa de mentoria feminina EMPODEREC. Escreve sobre energia no Broadcast do Estadão e na epbr. Comprometida com a equidade de gênero, trabalha ativamente pela igualdade e o empoderamento feminino.

Palestrante
Eduardo Azevedo, Solatio

Diretor de Novos Negócios

Brasil

Eduardo Azevedo é Diretor de Novos Negócios da Solatio, onde lidera as iniciativas da empresa em hidrogênio verde, armazenamento de energia e data centers no Brasil e no Chile. Profissional experiente no setor de energia limpa, Eduardo também é o fundador da Singular Energia, uma consultoria especializada em tecnologias de energia limpa e na transição energética. Além disso, ele é o Presidente de Energia do LIDE Pernambuco, uma organização multilateral que conecta líderes globais e empresas para impulsionar a inovação, o crescimento do livre mercado e o desenvolvimento econômico sustentável. Antes de ingressar na Solatio, Eduardo ocupou cargos importantes de liderança no setor público, incluindo: Secretário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia do Brasil, Secretário Executivo de Energia do Estado de Pernambuco e Vice-Presidente de Energia Renovável do Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia do Brasil. Como Secretário Executivo, ele concebeu e liderou o primeiro leilão de energia solar do Brasil no estado de Pernambuco em 2013, abrindo caminho para o primeiro leilão nacional do país para garantir PPAs solares no mercado regulado de energia no ano seguinte. Como Secretário de Planejamento Energético, ele liderou a equipe que reformulou as estruturas nacionais de planejamento de energia e contratos de compra, possibilitando iniciativas de eficiência energética, projetos de descarbonização e a substituição de usinas de combustível fóssil por energia renovável e Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) na Amazônia e em outros sistemas isolados. Eduardo é mestre em Engenharia Industrial e bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, além de ter um MBA em Comercialização de Energia pela Universidade de Pernambuco, Brasil.

Palestrante
Rodrigo Santana, Atlas Agro

Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios

Brasil

Executivo com mais de 18 anos de experiência dedicados à indústria de fertilizantes. Atuou em multinacionais do setor, ocupando diversos cargos de liderança no Brasil e no exterior. Rodrigo gerenciou várias operações e liderou a implementação de programas de excelência em plantas de fertilizantes em países como Holanda, Finlândia, Alemanha, Colômbia e Brasil, envolvendo processos de produção de amônia e nitrato, bem como unidades de mistura e distribuição. Atualmente, Rodrigo é Diretor de Operações e Desenvolvimento de Negócios da Atlas Agro, empresa suíça que tem como objetivo liderar a transição global para fertilizantes nitrogenados de baixo carbono, produzidos a partir de hidrogênio verde. A primeira planta será instalada na região do Noroeste do Pacífico, nos Estados Unidos, e há também um projeto para implementar a primeira planta de fertilizantes verdes no Brasil, localizada em Uberaba, Minas Gerais. Rodrigo também é membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), uma das principais instituições responsáveis por promover o hidrogênio verde no país. Rodrigo é formado em Administração de Empresas, com duas pós-graduações, em Logística Empresarial e Engenharia de Produção. Possui também um MBA pela Alliance Manchester Business School, no Reino Unido.

Palestrante
Ewerton Calixto, Voltalia Energia do Brasil

Gerente Sênior de Projetos de Hidrogênio

Brasil

Com 18 anos de experiência em projetos de descarbonização, hidrogênio verde e Power-to-X (incluindo H₂V, amônia verde, e-metanol, SAF, entre outros), atuei em empresas renomadas como Voltalia, CHEMTECH/SIEMENS, AMEC-KROMAV e SENAI CIMATEC. Especializado no desenvolvimento, planejamento e gestão de projetos multidisciplinares - do conceito à implementação e operação -, conduzo iniciativas pautadas pela sustentabilidade, eficiência energética e inovação tecnológica. Ao longo da minha trajetória, adquiri expertise na gestão de projetos complexos utilizando metodologias ágeis e na análise de viabilidade técnico-econômico-financeira, além de coordenar plantas-piloto e liderar centros de competência, sempre buscando otimizar processos e integrar tecnologias emergentes para a transição energética.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.